sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Democracia participativa

Situando -se no assunto:
A democracia visa mecanismos valorativos que obtenham o controle da sociedade civil por meio de uma administração pública, no entanto o papel democrático não se reduz tão-somente ao voto, mas deve estender-se à esfera social.
Aqueles que defendem a democracia participativa alegam ter sido perdido o verdadeiro sentido da palavra democracia ao decorrer da história. Sendo a sociedade meramente representada pelos governos eleitos, e deixando de lado a participação efetiva.
Idealiza-se o motivo do exercício do poder político, que está baseado no debate livre entre cidadãos iguais, por meio da democracia participativa.

Pensadores:
Rousseau se opondo a representação política,defendeu a democracia participativa, dizendo que "Na verdade, as leis são as condições da associação civil".
No entanto, Locke ao caracterizar o poder legislativo, define a democracia participativa vinculando à representação do poder pelos governantes eleitos pelo povo, defendendo as liberdades negativas e a representação político-parlamentar


Pontos a destacar:

 Positivo: Todos possuem o direito de eleger aquele que julgar mais apto para praticar o poder, em seu nome, um direito de escolha. Por meio da eleição todos são iguais, pois tem o direito de voto, não importando classe social.

 Negativo: Pessoas sem instrução política podem ser manipuladas, já que são mais vulneráveis a serem enganados e assim podendo eleger candidatos de má fé, deixando de lutar pelos seus ideais, perdendo portanto a efetividade de seu voto e a escolha de alguém representativo de seu próprio poder.






Um comentário:

  1. O texto está bom, mas faltou mais criatividade na apresentação da temática.

    ResponderExcluir